A Garota no Trem

quinta-feira, novembro 17, 2016

Título: A Garota no Trem (skoob)
Título Original: The Girl on the Train (goodreads)
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Ano: 2015

Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor.

Todas as manhãs, Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d'água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes a quem chama de Jess e Jason , Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess na verdade Megan está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A Garota No Trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado.

O livro conta a história de três mulheres, Rachel, Anna e Megan que aparentemente não possuem nada em comum, entretanto, no decorrer da história diversas coisas irão acontecer e cada uma vai ter um papel importante para a história.

Rachel Watson, a protagonista, está passando por maus bocados. Após uma traição, divórcio e demissão sua vida está fora dos eixos. Todos os dias ela faz o mesmo caminho, pega o mesmo trem no mesmo horário de Ashbury para Londres. Nas suas viagens ela sempre repara em um casal e fantasia sobre a vida deles, uma vida que ela gostaria de ter. Até que um dia a mulher – Megan - que aparecia todos os dias não está mais lá e Rachel descobre que ela está desaparecida.

Uma visita de policiais à sua casa, Rachel descobre que esteve próximo à casa de Megan, mas ela não se lembra de nada daquela noite, apenas se lembra de ter acordado cheia de sangue e com vários hematomas no corpo. Agora, ela está decidida a tentar lembrar o que aconteceu e acha que pode ajudar a descobrir o paradeiro de Megan.

Rachel é alcóolatra, tem uma obsessão pelo ex-marido e tem sérios problemas com autodesprezo. Foi difícil gostar dessa personagem. Entendi que a autora quis falar um pouco sobre o alcoolismo, entretanto a personagem não tem vontade nenhuma de sair dessa condição. Além disso, ela não consegue deixar a rotina que ela tinha antes de ser demitida o que me pareceu bastante estranho, dando a entender que o objetivo da vida dela naquele momento era observar o casal feliz da janela do trem, uma verdadeira stalker.
“De vazio, eu entendo. Começo a achar que não há nada a se fazer para preenche-lo. Foi o que percebi com as sessões de terapia: os buracos na sua vida são permanentes. É preciso crescer ao redor deles, como raízes de árvores ao redor do concreto; você se molda a partir de lacunas. ” Pág. 114
Anna é a atual mulher de Tom, ex-marido de Rachel. Através da narração dela vamos conhecendo um pouco mais da obsessão de Rachel pelo ex-marido.

A resolução do mistério em si, do desaparecimento de Megan, não me surpreendeu tanto, mas outros fatores foram surpreendentes. A narrativa é fluída e a autora deixa o leitor muito curioso para saber a relação de cada personagem no mistério.

Recentemente o filme foi adaptado para o cinema e devo dizer, o livro é o roteiro do filme. Pouquíssimas mudanças, nada que interfira na história. De resto, tudo igualzinho. Algumas cenas, inclusive, ficaram ainda melhores, deixando o pessoal no cinema bastante surpreso!

Veja Também

1 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Estou namorando esse livro a muito tempo, mas pela falta de tempo e dinheiro nem pude comprar/ler ele, haha!
    Amei a resenha;

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações