[Adaptações Literárias] Especial Oscar 2016

sexta-feira, janeiro 22, 2016

Oi gente!
Dia 28 de fevereiro acontecerá a premiação mais aguardada do cinema, o Oscar. Nessa 88ª edição, teremos vários filmes que foram adaptados de livros concorrem a uma (ou várias) estatuetas. Vamos conferir quais são?

O Regresso Skoob | Trailer


Em 1823, os caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas desbravavam as terras inexploradas dos Estados Unidos, enfrentando diariamente o clima implacável, as feras selvagens e a ameaça constante de confronto com os índios, que defendiam suas terras da invasão dos homens brancos. Em uma das missões da companhia, Hugh Glass, um dos melhores e mais experientes caçadores do grupo, fica frente a frente com um urso-cinzento, é atacado e termina gravemente ferido, claramente sem chances de sobreviver. Os homens que deveriam esperar sua morte e lhe oferecer um funeral apropriado o abandonam, levando consigo as armas e os suprimentos. Entre delírios, Glass os observa fugindo e é tomado por um único desejo: vingança. Uma determinação cega que o torna capaz de atravessar quase cinco mil quilômetros de terras intocadas e selvagens, fugindo de predadores, sobrevivendo à fome e à agonia dos ferimentos mais terríveis, a fim de concluir seu objetivo. Inspirado em fatos reais e escrito em uma prosa arrebatadora, O Regresso é uma notável história de obsessão, um romance sobre um homem cuja vida foi ao mesmo tempo salva e condenada pela sede de vingança.
Indicações: 
Melhor Filme, Diretor (Alejandro González Iñárritu), Ator (Leonardo DiCaprio), Ator Coadjuvante (Tom Hardy), Fotografia (Emmanuel Lubezki), Direção de Arte, Montagem, Figurino, Maquiagem e Penteado,  Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Perdido em Marte Skoob | Trailer
Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.
Indicações: 
Melhor Filme, Ator (Matt Damon), Roteiro Adaptado (Drew Goddard), Direção de Arte, Edição de Som, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Carol Skoob | Trailer
Therese Belivet trabalha como vendedora na seção de bonecas de uma loja de departamentos. O emprego funciona como um bico para juntar dinheiro: o que ela de fato quer é construir uma carreira como cenógrafa de teatro. É época de Natal em Nova York, e a loja está lotada. Em meio a tantos rostos desconhecidos, Therese fica hipnotizada ao ver uma distinta cliente se aproximar. É Carol. “Alta e clara, com um longo corpo elegante dentro do casaco de pele folgado (...), seus olhos eram cinzentos, claros e, no entanto, dominadores, como luz ou fogo”. Assim começa o romance entre a jovem Therese e Carol – recém-separada e mãe de uma filha –, um amor repentino e fatal, que se transforma em uma constante troca de experiências. Mas, numa tentativa de escapar dos olhares reprovadores dos amigos e familiares, elas saem de carro em uma viagem pelos Estados Unidos. Essa aventura acaba se tornando perigosa quando elas percebem que estão sendo seguidas por um detetive.
Indicações:
Melhor Atriz (Cate Blanchett), Atriz Coadjuvante (Rooney Mara), Roteiro Adaptado (Phyllis Nagy), Fotografia (Edward Lachman), Figurino e Trilha Sonora.

A Grande Aposta Skoob | Trailer
Wall Street afundou a economia global em uma das maiores recessões econômicas das últimas décadas. A crise mundial de 2008 teve início nas hipotecas subprime – um sistema de dívidas lastreadas praticado pelas principais instituições do mercado. É por dentro da maior bolsa de valores do mundo que o autor Michael Lewis conta em A jogada do século como operadores irresponsáveis deram início à grande crise.


Indicações:
Melhor Filme, Diretor (Adam McKay), Ator Coadjuvante (Christian Bale), Roteiro Adaptado (Charles Randolph e Adam McKay) e Montagem,

A Garota Dinamarquesa  Skoob | Trailer
Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa. David Ebershoff escreveu uma obra de ficção, como define em nota no final do livro. "Escrevi o romance a fim de explorar o espaço íntimo que definia esse casamento incomum. Estas páginas contêm alguns fatos importantes acerca da transformação de Einar, mas os detalhes da história são invenções da minha imaginação", afirma Ebershoff. A moça de Copenhague retrata uma quase esquecida história de amor entre um homem, que descobre sua verdadeira sexualidade, e uma mulher disposta a se sacrificar por ele, tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920. Trama ousada, inquietante, narrada com elegância e sutileza únicas.  
Indicações:
Melhor Ator (Eddie Redmayne), Atriz Coadjuvante (Alicia Vikander), Direção de Arte e Figurino.

O Quarto de Jack  Skoob | Trailer
Para Jack, um esperto menino de 5 anos, o quarto é o único mundo que conhece. É onde ele nasceu e cresceu, e onde vive com sua mãe, enquanto eles aprendem, leem, comem, dormem e brincam. À noite, sua mãe o fecha em segurança no guarda-roupa, onde ele deve estar dormindo quando o velho Nick vem visitá-la. O quarto é a casa de Jack, mas, para sua mãe, é a prisão onde o velho Nick a mantém há sete anos. Com determinação, criatividade e um imenso amor maternal, a mãe criou ali uma vida para Jack. Mas ela sabe que isso não é suficiente, para nenhum dos dois. Então, ela elabora um ousado plano de fuga, que conta com a bravura de seu filho e com uma boa dose de sorte. O que ela não percebe, porém, é como está despreparada para fazer o plano funcionar.
Indicações:
Melhor Filme, Diretor (Lenny Abrahamson), Atriz (Brie Larson) e Roteiro Adaptado (Emma Donoghue). 

Brooklyn Skoob | Trailer
No início dos anos 1950, a Irlanda não oferece futuro para jovens como Eilis Lacey. Sem encontrar emprego, ela vive na pequena Enniscorthy com a mãe viúva e a irmã Rose. Mas eis que o padre Flood lhe faz uma oferta de trabalho e moradia no Brooklyn, Estados Unidos. De início apavorada com a ideia de sair do ninho familiar, ela acaba partindo rumo à América. Triste e solitária em seu novo mundo, a tímida Eilis acaba por estabelecer uma rotina de trabalho diurno e estudo noturno na faculdade de contabilidade. No baile semanal da paróquia, conhece um jovem de origem italiana que aos poucos entra em sua vida. Mas quando começa a se sentir mais livre e segura, Eilis é obrigada a voltar, por algumas semanas, para Enniscorthy. E ali ela se vê, mais uma vez, diante de uma escolha que poderá modificar sua vida.
Indicações:
Melhor Filme, Atriz (Saoirse Ronan) e Roteiro Adaptado.

Steve Jobs  Skoob | Trailer
Numa época em que as sociedades de todo o mundo tentam construir uma economia da era digital, Jobs se destaca como o símbolo máximo da criatividade e da imaginação aplicada à prática. Embora tenha cooperado com esta obra, Jobs não pediu nenhum tipo de controle sobre o conteúdo, nem mesmo o direito de lê-lo antes de ser publicado. Não estabeleceu nenhum limite: pelo contrário, incentivou seus conhecidos a falarem com franqueza. Jobs fala com franqueza, e às vezes com brutalidade, sobre os companheiros de trabalho e os concorrentes. Do mesmo modo, seus amigos, inimigos e colegas apresentam um painel com as paixões, os demônios, o perfeccionismo, os desejos, o talento artístico, as manias e a obsessão controladora que formaram sua atitude empresarial e os produtos inovadores que criou. Jobs é capaz de levar à fúria e ao desespero quem está perto dele. Mas a personalidade e os produtos, assim como um hardware e um software da Apple, estão unidos num mesmo sistema integrado. Sua história é ao mesmo tempo uma lição e uma advertência, e ilustra a capacidade de inovação e de liderança, o caráter e os valores de um homem que ajudou a construir o futuro.
Indicações: 
Melhor Ator (Michael Fassbender) e Atriz Coadjuvante (Kate Winslet).

Trumbo: Lista Negra Skoob | Trailer
Radical à própria maneira, franco e irônico, membro do Partido Comunista, Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação. Foi julgado, declarado culpado por desacato ao Congresso e preso, em 1950. Começara a caça às bruxas da era McCarthy, e depois de cumprir pena Trumbo estava na lista negra de centenas de profissionais banidos de trabalhar para os grandes estúdios. Atuando por trás das câmeras, por quase uma década viveu de produzir roteiros clandestinamente, a preços medíocres, até que dois Oscars depois, e com o esvaziamento do macarthismo, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.
Indicação:
Melhor Ator (Bryan Cranston).

Cinquenta Tons de Cinza Skoob | Trailer
Quando Anastásia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.
Indicação: 
Canção Original (Earned It - The Weeknd)

Preparados para a maratona do Oscar? Não vou ler todos os livros, mas pretendo assistir aos filmes. Além desses livros, tem dois contos concorrendo a Melhor Figurino e Melhor Atriz que são Cinderela e 45 Anos, respectivamente. A lista completa com os outros filmes vocês podem conferir aqui.

Veja Também

16 comentários

  1. Algumas adaptações ficaram maravilhosas, mas outras achei que deixou a desejar, estou louca para assistir o Regresso.
    Ótimo post.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
  2. Entendo nada de oscar, só sei que tô torcendo por DiCaprio pq já passou da hora dele ter um hahahaha

    controleliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ler todos os livros, mas o único que eu consegui ler dessa seleção foi Cinquenta Tons de Cinza. Assisti Perdido em Marte e amei o filme! Espero que ganhe alguma categoria que foi indicado! Super merece (:

    Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
  4. Perdido em Marte e Quarto são dois filmes e livros que eu quero ler e ver esse ano <3 resta encontrar tempo para isso hahaa
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Estou muito curiosa para ler Perdido em Marte, tanto o livro quanto o filme tiveram críticas muito positivas e isso só faz aumentar minha curiosidade.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei do post Bianca. Ainda não consegui conferir nenhum dos filmes que foram indicados para a premiação, mas pretendo assistir O Quarto de Jack. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para vários! Alguns nem sabia que eram baseados em livros.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  8. Oi! A cada dia mais e mais livros estão sendo adaptados, acho que 2016 vai ser campeão neste quesito e o melhor é vê-los entre os indicados na maioria dos prêmios. Perdido em Marte e O quarto de Jack são os que estou doida para ver.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Oi Bia, tudo bem?
    Não sou muito ligada em Oscar, mas esse ano vários filmes me chamaram a atenção. Assisti Perdido em Marte e tenho curiosidade por O Regresso, O Quarto de Jack e A Garota Dinamarquesa!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas | Participe do sorteio de 2 anos do blog!

    ResponderExcluir
  10. É muito coisa boa para esse ano de 2016. Quero muito poder ver todos. Amei as novidades! Os livros que acho que não vou ler, apenas alguns.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  11. Quero muito assistir O Regresso, A Garota Dinamarquesa e Trumbo. Cada vez mais temos filmes derivados de livros. Acho que anda faltando roteiros originais né :(

    Beeijo
    Resenhando Sonhos

    ResponderExcluir
  12. O Regresso e Perdido Em Marte, são, pra mim. as grandes apostas. Já vi o filme Perdido Em Marte e o resultado ficou incrível!

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
  13. Perdido em Marte está na minha lista de leitura desse ano, mal posso esperar para chegar À ele. Quero ler antes de assistir e de preferencia antes do Oscar!
    Adorei esse pst, vou guardar para conferir as outras indicações mais tarde.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Nem rola ler/assistir as obras indicadas agora, mas muitos daí me deixaram bem interessada!

    - Entretanto -

    ResponderExcluir
  15. Adoro adaptações, e ja coloquei a maioria ai na minha listinha.

    Beijos.
    Blog Não Vivo Sem Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bianca, tudo bem?

    Nossa, não sabia que tinha esse tanto de adaptação concorrendo! Eu não assisti nenhuma, acredita? Mas quero muito assistie Perdido em Marte, A Garota Dinamarquesa e O Quarto de Jack!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações