[Resenha] Um Ano Inesquecível por Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças

segunda-feira, novembro 16, 2015

Título: Um Ano Inesquecível (skoob)
Autoras: Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 400

Ano: 2015

Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na juventude: os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca nos deixam. Neste livro inesquecível você irá acompanhar uma viagem de inverno, um outono decisivo, uma paixão que nasce junto com a primavera e um intenso amor de verão. Paula Pimenta, Babi Dewet, Bruna Vieira e Thalita Rebouças nos levam através das quatro estações do ano e de quatro histórias que serão lembradas por uma vida inteira.
Um Ano Inesquecível é um livro de contos. Cada autora escreveu uma história que se passa durante uma estação do ano.

O primeiro conto, Enquanto a Neve Cair, da Paula Pimenta, conta a história de Mabel, adolescente apaixonada pelo Igor, cara que não vale nada e não quer saber dela. Uma pena que a Mabel não consegue enxergar isso. O conto se passa durante o Inverno, nas férias do meio do ano. Para aproveitar a última semana de férias, uma das amigas de Mabel sugere passar esses últimos dias no sítio dela, junto com todos os outros colegas. Para Mabel, essa vai ser a oportunidade perfeita para ficar junto da sua paixão e quem sabe começar algo mais sério com ele. Entretanto, seu plano vai por água abaixo quando Mabel recebe uma maravilhosa notícia dos pais que resolveram fazer uma viagem para o Chile, incluindo ela e o irmão mais novo. Ou seja, sem chances de ficar com os amigos. Na linda paisagem do Valle Nevado, Mabel nem imagina o quanto aprender a esquiar poderá ser prazeroso e surpreendente.

Gosto muito da escrita da Paula e adorei esse conto. Achei a personagem bem chatinha no início e até um tanto egoísta. Mas a autora soube mostrar muito bem o amadurecimento da personagem durante a viagem. Mabel passa por diversas situações que a faz refletir em suas ações.  
“(...) Mas aí, quando te vi no meio daquela neblina, foi como se você tivesse me trazido uma segunda chance. Como se tivesse me dado de presente uma vida nova! ” Pág. 73
O segundo conto, O Som dos Sentimentos, da Babi Dewet, se passa durante o Outono e nos apresenta João Paulo, estudante de música que se apresenta todos os dias em frente ao MASP, e Anna Julia, estudante do ensino médio que irá prestar vestibular para direito. Na opinião de seus pais, nada melhor do que conhecer a profissão tendo uma experiência real e assim, ela começa a estagiar em escritório de advocacia de um amigo do pai que fica próximo ao MASP. É assim que seu caminho irá cruzar com o de João Paulo. E a menina viciada em podcasts, verá o quanto a música poderá mudar o jeito de ver e viver a vida.

Conheci a Babi com a fanfic de Sábado a Noite (primeiro livro dela) e desde aquela época já gostava bastante da sua escrita. Ainda não li o livro de Sábado a Noite, mas foi ótimo ler esse conto da Babi. O romance acontece de uma forma tão natural e gostosa de ler. Além disso, tem uma trilha sonora ótima. E é, sem dúvidas, o meu conto preferido.
“De todas as coisas que tinha aprendido durante os últimos meses, notar as pequenas coisas da vida era a que mais fazia seu dia feliz (...). “ Pág. 201
A primavera fica por conta da Bruna Vieira, com A Matemática das Flores. Este conto irá contar a história da Jasmine, estudante do Ensino Médio que tem a matemática como o seu maior pesadelo. Para tentar resolver o seu problema com a matéria e evitar que a menina perca de ano, o professor de matemática de Jasmine (que ela não suporta) sugere que ela tenha aulas de reforço depois das aulas. Um imprevisto acontece, e quem acaba aparecendo para a aula de reforço é Davi, um dos melhores alunos de engenharia do professor. Agora, além das dificuldades na escola e a dúvida de qual faculdade escolher, Jasmine terá que lidar com o sentimento que nutri por Davi e os problemas que isso poderá trazer.

Já conhecia um pouco da escrita da Bruna por causa do seu blog. De um modo geral, é um bom conto, mas achei a história menos realista do que poderia ser. Não senti tanta conexão do casal, mas a personagem principal é bastante cativante e acredito que muitas meninas vão se identificar com ela.
 “Se você não pode ser quem as pessoas querem que você seja, torne-se a pessoa que elas não conseguem ser.” Pág. 213
O último conto, Amor de Carnaval, da Thalita Rebouças, vai contar a história de três amigas, Inha, Kaká e Tati. Inha sonha em viver a cena de declaração de amor no aeroporto, Kaká quer casar com um príncipe e Tati é uma blogueira que sonha em ser famosa. E esse sonho está prestes a se tornar realidade, quando o irmão de Tati começa a namorar a funkeira mais famosa do momento e isso a torna cunhada de uma famosa, chance perfeita para bombar na internet. Surge então a oportunidade delas irem assistir ao carnaval do Rio no camarote dos famosos. Lá Inha conhece Guima e rola um clima entre eles. Apesar de ter se mostrado atencioso e fofo, Inha não imaginava os segredos que ele escondia.

Esse foi o conto mais divertido do livro. Algumas coisas foram bem exageradas e pouco naturais, mas me renderam boas risadas.
“Sonhar para quê, quando a realidade é muito melhor do que qualquer longa-metragem? ” Pág. 395
Um Ano Inesquecível é um livro leve e ótimo para intercalar com uma outra leitura. Como as histórias são independentes, os contos podem ser lidos em qualquer ordem, seja por preferência de autora ou de estação. E para mim, foi uma experiência positiva para conhecer a escrita das autoras que eu não conhecia.

Em agosto houve o lançamento do livro aqui em Salvador e não pude deixar de ir para finalmente conhecer a Babi (linda!) e rever a Paula. Adorei conhecer a Thalita, ela é super animada e simpática. A Bruna é uma fofa e foi bastante atenciosa com as fãs.


Veja Também

17 comentários

  1. Olá!

    Que liiiiiiiiiiindos os autografos! Muito bacana você ter conseguido das 4 autoras :)

    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  2. Bacana escrever com amigos. Imagina o lamacento que bagunça?! Hehehe
    O tema não me animou não, mas gostei da resenha.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  3. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu não costumo gostar de ler contos, mas até que me interessei por esses. Vou colocar na lista.
    Muito legal poder conhecer todas as 4 de uma vez, e ainda por cima pegar os autógrafos. Deve ter sido uma alegria só.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pela resenha, flor! Que bom que curtiu meu conto, fiquei muito feliz <3
    Espero ler resenhas de SAN em breve por aqui!!

    beijocas

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Bianca. Esta antologia está sendo bem comentada e se tiver a oportunidade, pretendo conferir. Já li alguns livros da Paula Pimenta e amo a escrita da autora! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bianca! Tudo bem? Ainda não li nada dessas autoras, portanto quero ler "Um Ano Inesquecível" e conhecer suas escritas. Se gostar delas, vou ler mais coisas das autoras! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Gosto desse tipo de livro, mas essa obra em especial não me animou muito. Você é de Salvador? Mais uma! Morei aí durante 10 anos de minha vida e sinto falta desses eventos.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Heey!!
    Que legal o livro!
    Amei também as fotos que você tirou com cada autora.
    Eu só li mesmo a Paula Pimenta e até curti o livro dela, apesar de ter achado meio infantu juvenil demais.
    Não li nada das demais autoras.
    Mas achei bacana a iniciativa do livro!

    Beijo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Estou mega curiosa com esse livro desde da bienal. Confesso que não comprei o livro, pois estava com o pé atrás de não gostar. Sua resenha me deu coragem!! rsrsrs
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  10. Oie !!!
    Tem cara de livro fofinho e divertido. Está na minha lista como meta de leitura. Espero conseguir logo. Paula Pimenta esteve em um evento em cachoeira, Flica, perto de Salvador. Pena que não consegui ver nem a cor de sua roupa! Amei a resenha!!
    Beeijoo!!!
    Grazy
    frequencia-afetiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bianca!
    Esse livro parece ser mó fofo e engraçado.
    Sorte hein que conseguiu o autógrafo de todas as autoras. Parabéns!
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    nossa que legal você ter os autografos!
    Estou querendo ler este livro, mas ainda não consegui compra-lo.
    Adorei a resenha

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, Bianca!
    E esses autógrafos? *-* Tenho muita vontade em ler o livro e sua resenha só aumentou minha curiosidade.
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Bianca =)

    Das autoras que escreveram esse livro, eu só conheço a narrativa da Paula Pimenta. Não é um livro que me deixa assim muito curiosa, pois acredito que a linguagem dele pode ser teen demais para mim, mas pela sua resenha os contos parecem ser bem fofos. Quem sabe uma hora eu dê uma chance para ele depois de uma leitura mais pesada.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Olá Bianca!
    Inveja dos autografos xD O livro já está na minha lista faz tempo.
    Beijos

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A capa desse livro já é super cativante e fofa e você ainda conseguiu o autógrafo de todas as autoras, que legal! Eu gosto de ler contos, acho uma boa pra dar uma pausa em leituras mais densas, apesar de alguns darem aquela sensação de quero mais, haha. Gostei muito e o conto em que fiquei mais curiosa foi Amor de Carnaval, pois gosto muito de leituras que me fazem rir <3
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações