[Resenha] A Bailarina Fantasma por Socorro Acioli

terça-feira, janeiro 27, 2015

Título: A Bailarina Fantasma (skoob)
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta

Páginas: 184
Ano: 2010

O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração. Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa jóia de arquitetura.Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.
Em 2014 a editora Biruta lançou book tour de alguns de seus livros. Dentre os livros estava A Bailarina Fantasma e fiquei bastante animada para ser selecionada, pois há algum tempo queria lê-lo. E então, o livro chegou pra mim e não consegui mais larga-lo após iniciar a leitura!

Em A Bailarina Fantasma conhecemos Anabela e seu pai, Marcelo, que moram na Travessa do Anjo, a casa mais antiga de Fortaleza, Ceará. Melinda, mãe de Anabela, faleceu quando a menina tinha 7 anos.

Marcelo é um arquiteto especialista em construções do século XIX e XX, perfeito para supervisionar o teatro mais antigo da cidade, o Theatro José de Alencar, inaugurado em 1910. Para comemorar o início da reforma, Anabela, Marcelo e Luciana, amiga da Anabela, vão ao teatro assistir ao espetáculo de balé Giselle. Durante o espetáculo, Anabela vê uma bailarina azul que não faz parte do espetáculo e, aparentemente, apenas ela consegue vê-la.

Então, Luciana, a fim de ajudar a amiga a desvendar esse mistério (Anabela estaria vendo fantasmas?) coloca em prática seus dons de futura jornalista e investiga quem seria a bailarina azul que Anabela viu. No teatro ela conhece algumas pessoas que relataram ter visto a bailarina azul, mas nenhuma dessas pessoas soube dizer quem era a fantasma.

A bailarina fantasma é Clara e ela precisa muito da ajuda de Anabela para desvendar um segredo guardado há muitos anos.

O livro, divido em três atos, é narrado por várias pessoas, dimensionando os acontecimentos em diversos ângulos. Viajamos pela construção do teatro, a primeira escola de balé e piano do teatro e um romance proibido. A diagramação é impecável, com fotos do teatro ilustrando o livro e o cenário de uma história emocionante com romance, tragédia, mistério, mas um final muito feliz.


Veja Também

10 comentários

  1. Parece ser lindo demais esse livro, ainda mais se tratando de balé, e ainda com um toque de tragédia e mistério que deixa tudo muito mais empolgante. Acho que vou ler algum dia. :)

    Beijos,
    Livro de Memórias

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro essa editora.
    Ela publica livros excelentes e fiquei babando quando lançou esse. Confesso que ainda não li, mas adorei a temática.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante. Adorei a sua resenha.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Confesso que nunca tinha ouvido falar nem dessa editora, que dirá desse livro. A história me parece encantadora, espero conseguir ler em breve!

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  5. Oi. Que bacana, não conhecia esse livro, mas achei bem interessante a sinopse e a resenha.
    Acho que nunca li nada dessa editora, vou tentar ler esse.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Oi Bianca, tudo bem?
    Eu já li muitos elogios sobre esse livro, e a cada nova resenha fico com mais vontade de lê-lo. Espero conseguir ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca,
    Adorei a premissa e fiquei curiosa em relação à bailarina.
    Gostei dessa divisão, gosto de histórias que se entrelaçam *.*

    Capa bem bonita, também. Ótima resenha.

    bjs e tenha uma ótima quinta
    Nana – Obsession Valley

    ResponderExcluir
  8. Oi Bianca,
    Ainda não li nada da Socorro Arcioli, mas sei que é uma escritora extremamente ronomada e premiada mundo a fora.
    Adoro a premissa desse livro e fiquei bastante curiosa para ler a história! Espero fazer isso em breve!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessada lendo sua resenha, pena que no momento não posso encaixar mais nenhuma leitura!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Ainda não tinha escutado falar deste livro, mas achei a premissa bem bonitinha, algo bem singelo e grandioso. Espero ter a oportunidade de ler um dia.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou do post? Então comenta e segue o blog!
Em breve irei te responder!
Obrigada!

Visualizações